sábado, 30 de dezembro de 2006

Saddan é executado em Bagdá

Folha On-Line:Saddan Hussein é enforcado na manhã de sábado em Bagdá

O ditador iraquiano Saddam Hussein, 69, morreu enforcado por volta às 6h da manhã deste sábado (1h da manhã em Brasília), na Zona Verde de Bagdá, região fortemente protegida da capital iraquiana em cumprimento à sentença determinada pela Justiça daquele país em 5 de novembro. A condenação foi dada a Saddam por sua participação nos assassinatos de 148 xiitas da cidade de Dujail depois do fracasso de um complô para matá-lo em 1982, assim como na tortura e a deportação de centenas de moradores de Dujail.

Folha On-Line:Bush afirma que Saddan Hussein teve um julgamento 'justo'

O presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou que a execução do ditador iraquiano Saddam Hussein, neste sábado, aconteceu após "um julgamento justo, do tipo que ele negou às vítimas de seu brutal regime". Em comunicado divulgado pela Casa Branca, Bush afirmou que a execução também é "uma mostra da resolução do povo iraquiano de avançar após décadas de opressão".

Postado por pedromotta as 08:00

terça, 12 de dezembro de 2006

Assim na terra como no céu

Folha On-Line:Atraso sobrecarrega pilotos, diz entidade

A crise do tráfego aéreo brasileiro tem agravado dois problemas que já eram alvo de reclamações e que passaram a acrescentar novos transtornos e riscos aos passageiros: vôos estão sendo cancelados por falta de tripulação; e as denúncias de sobrecarga na jornada de trabalho dos pilotos e demais aeronautas dispararam. A explicação é simples: quando os vôos sofrem atrasos sistemáticos, alguns tripulantes também ficam à espera em seu horário de serviço e, dependendo da demora, não podem mais decolar porque a jornada diária já está prestes a se esgotar. Ou então entram no avião já sabendo que seu limite terá de ser ultrapassado na hora do pouso. A presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziela Baggios, afirma que as denúncias recebidas pela entidade de sobrecarga na jornada de trabalho já totalizam perto de cem de um mês para cá - quase três vezes a média habitual.
Postado por pedromotta as 08:00

terça, 14 de novembro de 2006

Quanto mais eu rezo mais avião aparece

Folha On-Line:Infraero registra 35,5% de atrasos em vôos de todo o país

A Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) registrou 481 vôos atrasados até as 19h desta terça-feira - cerca de 35,5%. Ao menos 1.355 vôos estavam programados para hoje. Somente os atrasos de mais de 15 minutos são considerados pela Infraero. Por causa dos atrasos, controladores do tráfego aéreo voltaram a ser convocados pelo comando da aeronáutica. A medida também foi adotada no dia 2 de novembro, quando o setor entrou em colapso devido a uma operação-padrão dos controladores. Nos principais aeroportos do país os atrasos duraram até uma hora no final da tarde de hoje. No aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (Grande São Paulo), quatro decolagens e um pouso registraram atraso de até uma hora, de acordo com a Infraero.

Folha On-Line:Governo admite que crise nos aeroportos deve durar até 2007

O governo sinalizou nesta terça-feira que a crise nos aeroportos deve se estender pelos feriados de Natal e Ano Novo. O ministro da defesa, Waldir Pires, afirmou que a expectativa é que a situação só esteja normalizada num prazo de 60 dias, ou seja, apenas em janeiro os aeroportos devem voltar a operar sem atrasos. Neste período, o governo irá estudar medidas para atender aos controladores de tráfego aéreo e evitar novas "greves brancas". O ministro esteve hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, o presidente está "ansioso" por uma solução. O governo criou hoje um grupo de trabalho que contará com a participação dos ministérios da Defesa, Fazenda, do Planejamento, da Advocacia Geral da União, do Comando da Aeronáutica, da Anac (Agência Nacional de Aviação) e da Infraero. Num prazo de 60 dias, o grupo deve analisar medidas como a formulação de uma carreira civil para os controladores. Dos 3.700 controladores, apenas 700 são civis.

Postado por pedromotta as 07:40

segunda, 11 de novembro de 2006

O crescimento do PIB

Folha On-Line:Ipea reduz projeção do PIB para 2,8%

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) revisou para baixo a projeção de crescimento da economia neste ano. Para o instituto, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deve fechar o ano com uma expansão de 2,8%. Na última projeção, o Ipea (órgão vinculado ao Ministério do Planejamento) previa uma expansão de 3,3%. Para 2007, o instituto manteve a estimativa de crescimento do PIB de 3,6%. Segundo Paulo Levy, diretor do Ipea, um crescimento de 5% no próximo ano, que tem sido encampado pelo governo, não é viável porque as empresas continuam sem horizontes de investimento de longo prazo, além de enfrentar excessiva carga tributária e gargalos de infra-estrutura.

Folha On-Line:Analistas reduzem previsão de crescimento da economia para 2,80%, diz BC

Os analistas revisaram novamente para baixo a previsão de crescimento de economia para este ano. Foi o quinto ajuste consecutivo. A expectativa passou de 2,86% para 2,80%. Para o ano que vem, a estimativa foi mantida em 3,6%, segundo dados que fazem parte do Boletim Focus divulgado semanalmente pelo Banco Central. O fraco desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre - crescimento de apenas 0,5% - contribuiu para a revisão. A projeção do mercado é a mesma do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ligado ao Ministério do Planejamento. Já a projeção oficial do Ministério da Fazenda é de 3,2% e a do Banco Central, um crescimento de 3,5%. Para a produção industrial, os analistas esperaram um um incremento de 3,09% em 2006, contra 3,31% do levantamento anterior.

Postado por pedromotta as 10:15

sexta, 27 de outubro de 2006

É dossiê mas não é mole

Folha On-Line:Depois de impasse CPI recebe documentos do dossiê

A CPI dos Sanguessugas recebeu nesta sexta-feira as quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico dos envolvidoa no dossiegate, assim como transcrições de depoimentos e as imagens do circuito interno de TV do Hotel Ibis - onde a PF apreendeu Gedimar Passos e Valdebran Padilha com R$ 1,7 milhão que seria usado para comprar o dossiê. Desde a semana passada, integrantes do governo e da oposição travam uma batalha na CPI em torno do acesso aos documentos. O vice-presidente da CPI, deputado Raul Jungmann (pps-PE), ameaçou ingressar nesta quinta-feira com mandato de segurança contra o delegado da Polícia Federal Diógenes Curado - que comanda as investigações do dossiegate no Mato Grosso - para ter acesso aos documentos. Como a Justiça Federl de Cuiabá encaminhou o material, Jungmann disse hoje que vai analisar os papéis antes de decidir sobre o mandato. O deputado, que ao longo da semana acusou a PF de obstruir as investigações da CPI, manteve as críticas à instituição no episódio. "É bom lembrar que passou toda uma semana para que esse material, que já se encontrava de posse do delegado, pudesse chegar à CPI. Esse fato evidencia que foi válida a nossa pressão durante toda a semana para que o material nos fosse entregue".

Folha On-Line:Bastos diz que crise do dossiê não deve impugnar eventual 2o mandato de Lula

O O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse nesta sexta-feira não acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha o segundo mandato impgnado por conseqüência de denúncias do dossiegate se for reeleito no próximo domingo. Bastos diz que não vê nenhum "crime eleitoral" envolvendo o presidente, mas ressaltou que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é quem dará palavra final sobre as investigações. "Eu pessoalmente não vejo a menor possibilidade de impugnação do mandato do presidente Lula se ele ganhar a eleição", disse. Para o ministr, a oposição não vai conseguir vencer as eleições no "tapetão" se perder nas urnas no domingo. "Eu não acredito que possa falar em retrocesso, de querer ganhar, como se diz na gíria, no tapetão. Nem em futebol se consegue mais hoje se ganhar no tapetão", criticou.

Postado por pedromotta as 08:20

segunda, 09 de outubro de 2006

Horário eleitoral gratuito

Folha On-Line:Lula e Alckimin fazem o 1º confronto na TV

O segundo turno na TV começa hoje, oficialmente, com o primeiro debate entre Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin. Os presidenciáveis se enfrentarão na televisão, pela primeira vez nesta eleição, a partir das 20h30, na Band. Após um primeiro turno em que Lula não compareceu aos três debates, o evento de hoje será a primeira oportunidade de o eleitor ver o tucano e o petista perguntando --e respondendo-- um para o outro. Assim será durante os cinco blocos desta noite, nos quais um candidato poderá questionar o outro sem temas definidos pela emissora. Os assuntos tratados serão da livre escolha dos dois presidenciáveis.

Folha On-Line:Acusações e ataques dominam debate entre Alckimin e Lula na TV

O telespectador assistiu neste domingo ao debate televisivo mais aguerrido desde o início da campanha eleitoral, com troca de ataques mútuos do primeiro até o último minuto das cerca de duas horas e meia destinadas pela TV Bandeirantes para o confronto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). O tucano diferiu do que os eleitores estão acostumados a ver e adotou uma postura mais acalorada em suas críticas, não perdendo chances de atacar o governo Lula nos campos da ética ou da gestão pública. Lula, por sua vez, não se manteve na defensiva. Distribuiu seus ataques ora ao governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ora à gestão de Alckmin no Estado de São Paulo, com menções a escândalos políticos de um e de outro.

Postado por pedromotta as 08:07

terça, 12 de setembro de 2006

Advogados substituem celulares nos presídios

Folha On-Line:Para Lembo, governo Alckimin 'perdeu os limites' no sistema penitenciário

O atual governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), fez críticas nesta terça-feira à gestão de seu antecessor, o tucano Geraldo Alckimin, no que diz respeito ao sistema prisional do Estado. Segundo ele, a administração do PSDB, na qual ele ocupava o papel de vice-governador, perdeu "os limites e o equilíbrio". "No sistema penitenciário, nós perdemos os limites e o equilíbrio, esquecemos a lei de execução penal e fomos para um tratamento pessoal ao criminoso, e aí equivocamos. Quando você sai da lei, você cria sempre um "tumulto", afirmou Lembo após o lançamento do programa de fomento ao cinema paulista, lançado no Palácio dos Bandeirantes.

Folha On-Line:Diálogo entre preso e advogado deve ser gravado, diz governador

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), afirmou ontem que os advogados que visitam seus clientes em presídios devem ser revistados, e as conversas, gravadas. "Sou advogado e falo com muita propriedade: tem de ser revistado na entrada e na saída. Eu vou além: os advogados devem ser objeto de escuta durante a conversa com o preso", disse o governador, após uma visista ao Museu da Polícia Militar, no centro de São Paulo. O Código Penal e o Estatuto da Advocacia garantem o sigilo da conversa entre o advogado e o preso. Lembo, no entanto, disse que a escuta deveria ficar em caráter sigiloso e só aberta com autorização judicial. "Estamos em um momento de crise. Eu, como advogado, me sinto constrangido, mas acho uma necessidade".

Postado por pedromotta as 06:30

quinta, 03 de agôsto de 2006

Guerra no Libano

Folha On-Line:Hisbollah diz que lutará até Israel sair do Líbano; mil morrreram

O grupo terrorista libanês hisbollah anunciou hoje que dará continuidad à luta contra Israel enquanto soldados israelenses permanecerem em território libanês. Após 22 dias de conflito, o saldo da violência já chega a quase mil - 900 no Líbano e 63 em Israel. "Declarar um cessar-fogo não será uma preocupação do povo do Líbano enquanto houver algum soldado israelense em solo libanês - mesmo que tenha invadido apenas um metro", disse Hussein Rahal, porta-voz do grupo. Logo após a declaração, transmitida pela rede de TV de língua árabe Al Jazira, do Qatar, Israel informou a morte de dois soldados israelenses, atingidos por um foguete do Hisbollah em Farajin, sul do Libano. Outros dois soldados ficaram feridos. Foguetes lançados contra o norte de Israel também mataram seis civís israelenses.

Folha On-Line:Hizbollah ameaça Tel Aviv; Israel quer ampliar invasão no Líbano

O clima entre o grupo terrorista libanês Hisbollah e as forças de defesa de Israel, que travam batalha armada há 22 dias, tornou-se mais tenso nesta semana, com ameaças dos dois lados. Israel disse ontem que seus ataques ao Líbano serão estendidos até o próximo dia 12, e quer ampliar a invasão ao território libanês. Nesta quinta-feira, o Hisbollah condicionou um possível cessar-fogo à retirada de Israel do território libanês, e ameaçou lançar foguetes contra a cidade de Tel Aviv - que fica a cerca de 130 km da fronteira.

Postado por pedromotta as 10:00

segunda, 10 de julho de 2006

Acordos são acordos

Folha OnLine:Marcola diz que negociou antes dos ataques .


A cúpula da polícia de São Paulo não negociou com criminosos só depois de deflagrada a onda de ataques que aterrorizou São Paulo no início de maio. Sentou-se com líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital) também antes do agravamento da crise. Detalhes das duas tentativas de entendimento constam de depoimento que Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, prestou a deputados da CPI do Tráfico de Armas. Acusado de ter ordenado os ataques, Marcola foi ouvido em sessão reservada, no dia 8 de junho, na penitenciária de Presidente Bernardes (SP).

Postado por pedromotta as 14:00

quarta, 05 de julho de 2006

PT arrecada R$ 89 milhões para campanha da reeleição

O Estado de São Paulo:Campanha de Lula deve custar R$ 89 milhões, diz TSE

Lula apresentou uma estimativa de gastos máximos de R$ 89 milhões com sua campanha presidencial, informou nesta quarta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PT estima que o gasto real oscile entre R$ 50 milhões e R$ 60 milhões. A crise política, que teve como origem o caixa dois nas campanhas, levará os partidos a optar pelo excesso de cautela --e mais realismo-- na declaração de estimativa de gastos para a eleição presidencial deste ano. Na eleição de 2002, o gasto da campanha presidencial foi de R$ 39.368.491,95 (referentes a despesas do comitê financeiro nacional e dos gastos do candidato), e o teto declarado foi de R$ 56 milhões. As estimativas para este ano são refeitas pelos dirigentes petistas com base na inflação acumulada no período, de aproximadamente 39%.

O Estado de São Paulo:PT protocola pedido de registro de chapa Lula/Alencar no TSE

O PT protocolou nesta quarta-feira, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pedido de registro da chapa Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Alencar (PRB) como candidatos à reeleição para presidente e vice-presidente da República. Segundo informou o Protocolo do Tribunal, os pedidos foram entregues por um advogado do PT, em três formulários: o primeiro deles é o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), acompanhado da ata da convenção nacional do PT que homologou a chapa e de um CD contendo essa ata, e os dois outros são os Requerimentos de Registro de Candidaturas (RRC) de Lula e Alencar.

Postado por pedromotta as 09:00

terça, 04 de julho de 2006

Camisa Oficial R$ 1,99

Folha OnLine:Queda do Brasil faz disparar venda de camisas de Portugal

A decepção com a derrota do Brasil fez estagnar as vendas de produtos comemorativos com motivos verde-amarelo. O maior prejudicado, neste caso, está sendo a parcela do comércio varejista que apostou na permanência do time brasileiro nas as semi-finais da copa da Alemanha. "Até agora não havia motivo para desaquecer os estoques, uma vez que as vendas aumentavam a cada vitória da seleção brasileira". "Felizmente colônias como a alemã, portuguesa e italiana, que representam um grande volume de torcedores pelo país, intensificaram a decoração de suas torcidas organizadas para a próxima fase da competição. O difícil, agora, é imaginar que destino dar à essa infinidade de camisas confeccionadas com o distintivo da CBF."

Postado por pedromotta as 07:00

segunda, 03 de julho de 2006

Seleção de Parreira eliminada

Folha OnLine:Parreira admite que seleção estava "rachada" na Alemanha

"Sei que agora, com a derrota, a culpa recai sobre o técnico", lametou Parreira. "Sempre será assim. Eu sei". Sabe e infelizmente tem de arcar com o peso da cobrança. O treinador admitiu que sai sem a sensação do dever cumprido e reconheceu que não havia se preparado para a desclassificação nas quartas de final. "Dever cumprido teria sido chegar à final", afirmou. "Confesso que nunca me preparei para este momento", frisou. "Não pensei que fôssemos sair tão cedo".

O Estado de São Paulo:Na chegada ao Rio, Parreira sai do aeroporto pelos fundos

Em uma das últimas entrevistas como técnico da seleção brasileira - a última na Alemanha - Carlos Alberto Parreira admitiu que quase tudo deu errado na Alemanha. O esquema Tático não funcionou, os jogadores mais talentosos não brilharam e, no jogo mais difícil, o placar foi negativo. Por isso pediu aos brasileiros que não comecem uma "caça às bruxas". "É hora de enterrar o defunto com dignidade e ressurgir das cinzas".

Postado por pedromotta as 09:30

sábado, 24 de junho de 2006

Recorte e brinque

Blog do Josias de Souza:Gestão de Lula é a segunda mais corrupta, diz pesquisa do PT..


Pesquisa nacional realizada pela Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, constatou que o brasileiro considera que o governo Lula (39%) é o que teve mais casos de corrupção depois da gestão de Fernando Collor de Mello (71%). No ranking das administrações vistas como mais corruptas, a de Fernando Henrique (32%) vem em terceiro lugar, seguida dos governos chefiados por José Sarney (17%) e por Itamar Franco (10%).
Para 50% das pessoas ouvidas pela fundação petista, Lula sabia que o seu partido deu dinheiro para deputados no Congresso. Só 29% acham que ele não sabia. Outros 19% disseram não ter conhecimento se Lula sabia ou não. Escassos 2% dos entrevistados acreditam que o PT não deu dinheiro a deputados.

O Estado de São Paulo:Lula assume candidatura com ataques à oposição..


O presidente falou que os adversários tentaram se aproveitar da situação para passar "a falsa idéia" de que seu governo compactuava com atos ilícitos. Lula repetiu ainda que seu governo foi o que mais apurou e puniu a corrupção em toda a História.

Folha OnLine:Lula quer mudar foco da economia e melhorar gastos em segundo mandato.


O presidente disse que pretende melhorar a qualidade do gasto público para evitar um possível aumento de tributos e manter equilibradas as contas públicas. Porém nada se está fazendo, em Brasília, para controlar os ditos gastos do setor público. Ocorre justamente o contrário. Com bondades fiscais sem muito critério, aumentos salariais para o funcionalismo e elevação de encargos para a Previdência, as autoridades preparam maiores pressões sobre as contas públicas.

Postado por pedromotta as 10:00

segunda, 12 de junho de 2006

Thomas Bastos acusado de remessa ilegal

Folha OnLine:Empresário diz que seguiu as instruções para pagamento de Bastos no exterior.


A investigação da Polícia Federal sobre uma remessa ao exterior de US$ 4 milhões que teria beneficiado, em 1993, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, foi aberta em 2003 e arquivada em 2004 sem os procedimentos básicos de uma apuração de crime financeiro. A transação não foi rastreada e não houve pedido de quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos citados. O ministro --que nega ter recebido os recursos-- nunca foi interrogado pela PF ou pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O relatório da PF descartou seu envolvimento, e o caso foi arquivado pela ministra do STF Ellen Gracie, que acolheu parecer do então procurador-geral da República Claudio Fonteles. Passados dois anos, o dono da Agropecuária Ermovale, de Ibaté (SP), Ivo Morganti Jr., 49, revelou, em três entrevistas à Folha, que o objetivo da remessa era pagar honorários de Bastos: "Ele [Bastos] falou comigo: "Me pague em tal conta". E aí acabou a história. Eu falei: "Tá bom", disse. A mãe de Morganti Jr., Maria Dirce, 82, confirmou o destino dos recursos: "Foi para pagar ele [Bastos], sim. Ele disse que não foi? (...) Mas foi, sim. Era para pagar ele". Maria Dirce nunca foi ouvida pela PF.

Postado por pedromotta as 09:20

quinta, 08 de junho de 2006

EUA matam segundo homem da Al Qaeda

Folha On-Line:Governo iraquiano anuncia a morte de líder terrorista no Iraque

O primeiro ministro do Iraque,Nouri al Maliki, anunciou nesta quinta-feira, a morte do líder do grupo terrorista Al Qaeda no país, o jordaniano foragido Abu Mussab al Zarqawi. Ele foi morto em casa por um ataque norte-americano na cidade de Baquba, da Província de Diala, cerca de 65 quilômetros a nordeste de Bagdá. O mesmo ataque matou outras sete pessoas - todas ajudantes de Zarqawi, segundo o governo. Maliki anunciou a morte do lider sunita durante uma entrevista coletiva, ao lado do embaixador dos Estados Unidos no Iraque, Zalmay Jalilzahed, às 10:30 (4:30 em Brasília). O anúncio foi recebido com aplausos. Líder da Al Qaeda no Iraque, o terrorista divulgou uma gravação de áudio em que pediu à comunidade iraquiana que ignorasse os pedidos de reconciliação e que continue combatendo os xiitas e a ocupação americana.

Folha On-Line:Annan diz que morte de Al Zarqawi não viola Convenção de Genebra

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, afirmou nesta quinta-feira não acreditar que a morte do líder da Al Qaeda, Abu Musab al Zarqawi, em ataque militar americano, viole a Convenção de Genebra em matéria de assassinatos seletivos. "O Iraque é uma zona de guerra. Há muitos grupos brigando entre si e Al Zarqawi era um dos que estavam nesta guerra, por isso não acho que se possa equiparar sua morte com um assassinato seletivo", disse Annan em declarações à imprensa. O secretário-geral da ONU lembrou que Al Zarqawi não só foi responsável por "crimes horrendos", mas que, além disso, causou muitos problemas ao governo e ao povo iraquiano, razão pela qual "os iraquianos sentirão alívio pela morte".

Postado por pedromotta as 09:37

quinta, 18 de maio de 2006

O acordo Governo de São Paulo X PCC

Folha OnLine:Tarso Genro ataca Alckmin e diz que governo paulista negociou com PCC.


Sem considerar que Alckmin deixou o governado de São Paulo para disputar as eleições de outubro, cargo que foi ocupado por Cláudio Lembo (PFL), o ministro afirmou que o tucano preferiu negociar o fim dos ataques a policiais e rebeliões em presídios com os integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) a pedir a ajuda do governo federal, que ofereceu o contingente de 4 mil homens da Força Nacional de Segurança Pública.

Folha OnLine:Em entrevista, suposto líder do PCC nega acordo para encerrar acordo.


O "Jornal da Noite", exibido quarta-feira (17) pela TV Bandeirantes, mostrou uma entrevista do jornalista Roberto Cabrini supostamente feita com o líder do PCC, Marcos Willians Herba Camacho, o Marcola. A Secretaria da Administração Penitenciária solicitou à emissora uma cópia da entrevista, que será periciada. Por telefone, Cabrini e o suposto líder do PCC falaram sobre os ataques realizados pela facção criminosa, Marcola teria atendido o jornalista em um telefone celular, dentro de um presídio de segurança máxima.

Postado por pedromotta as 09:00

terça, 02 de maio de 2006

Garotinho em greve de fama, digo, fome!

Folha On-Line:Greve de fome de Garotinho é um circo

Há tempos não se via no Brasil um gesto tão tresloucado de um personagem político como a greve de Garotinho sabe-se lá contra quem, num protesto contra as denúncias que vem recebendo por suas ligações nebulosas com patrocinadores de sua campanha presidencial. Para aumentar o clima de circo, ele mandou uma carta, na condição de vítima de perseguição política, à OEA (Organização dos Estados Americanos), acenando um complô que une mídia, PT e capital financeiro. Se ele quer protestar contra a mídia, a democracia oferece canais institucionais. Pode exigir direito de resposta (o que a imprensa séria deve respeitar) e usar os fatos para se defender. Pode também processar os veículos de comunicação, mais um de seus direitos que devemos respeitar.

Folha On-Line:Garotinho anuncia greve de fome em protesto a "boicote"

O ex-governador do Rio de Janeiro Antony Garotinho (PMDB), pré candidato à presidência da República, iniciou na tarde deste domingo uma greve de fome em protesto contra o que chamou de "campanha mentirosa e sórdida" para desconstruir sua imagem. Garotinho diz que sofre perseguição da mídia, do sistema financeiro e do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, segundo nota divulgada. Disse ainda que suas "posições cristãs e éticas" vêm sendo ridicularizadas. Ele é evangélico. "Tudo com um só objetivo: impedir que se torne candidato à presidência da República e rompa com este modelo econômico que, ao longo dos anos, tem trazido desemprego, fome e miséria para milhões de brasileiros. Um sistema que vem destruindo a nacionalidade brasileira, humilhando as Forças Armadas, entregando nosso patrimônio à ganância estrangeira e, sobretudo, aviltando nossos valores éticos, morais e de amor ao Brasil", afirmou Garotinho eu um documento intitulado "A nação brasileira".

Postado por pedromotta as 11:22

domingo, 16 de abril de 2006

Thomas Bastos e as Ligações Perigosas

Folha OnLine:PF vai pedir a quebra do sigilo telefônico do ex-assessor de Palocci.


A Polícia Federal receia que a quebra dos sigilos telefônicos dos personagens envolvidos no "caseirogate" possa complicar a situação de Márcio Thomaz Bastos. Suspeita-se que tenha havido uma intensa troca de ligações entre o ministro da Justiça e os dois assessores dele que se reuniram com Antonio Palocci: Daniel Goldberg e Cláudio Alencar.   Não se exclui a hipótese de que Thomaz Bastos tenha falado com o próprio Palocci nos dias em que o sigilo bancário de Francenildo dos Santos Costa foi violado e seu extrato entregue para a revista Época. A abertura do sigilo das ligações telefônicas foi solicitada ao Judiciário no último dia 4 de abril. O pedido não partiu da PF, subordinada a Thomaz Bastos. Foi feito pelo Ministério Público, que realiza uma investigação paralela à da polícia. Para a PF, Thomaz Bastos é o alvo principal dos procuradores, embora seu nome não conste da relação. O ministro encontrava-se em viagem a Rondônia em 16 de março, a quinta-feira em que o sigilo do caseiro foi quebrado ilegalmente. De acordo com a versão oficial, só soube da violação no final da tarde de 17 de março, a sexta-feira em que, a caminho de São Paulo, pousou na Base Aérea de Brasília e foi informado de que  os extratos de Francenildo haviam sido estampados no blog da revista Época.   Na opinião dos investigadores da própria PF, a abertura dos sigilos telefônicos dos protagonistas da crise pode derrubar a versão de Thomaz Bastos. Seu assessor Daniel Goldberg esteve na casa de Palocci na noite de 16 de março. Testemunhou a chegada de Jorge Mattoso com o envelope que continha cópia do extrato de Francenildo. Acredita-se que seja improvável que Goldberg tenha ido se encontrar com Palocci sem um contato telefônico prévio com Thomaz Bastos.

Postado por pedromotta as 04:0

terça, 14 de março de 2006

PSDB já tem candidato

Folha OnLine:PSDB escolhe Alckmim como candidato à Presidência

O nome do governador Geraldo Alckmin (SP) será oficializado nesta terça-feira como o candidato do PSDB à Presidência da República. O prefeito José Serra (SP) desistiu de disputar as eleições presidenciais de outubro para evitar um racha no PSDB e assim abriu espaço para a oficialização do nome de Alckmin. A Folha apurou que Serra já ligou para o presidente da legenda, Tasso Jereissati, anunciando que desistiu de sua candidatura. Para justificar sua decisão, ele disse que queria evitar o lançamento de uma "candidatura debilitada".

Postado por pedromotta as 08:00

segunda, 13 de março de 2006

Alckmim planeja vitória contra Serra

Folha OnLine:Governadores tucanos vão participar de anúncio de candidato do PSDB

Os governadores tucanos devem participar amanhã da reunião do PSDB que deve definir o nome do candidato do partido à Presidência da República. Eles foram chamados pelo governador Aécio Neves (MG), encarregado de costurar um "entendimento" com os demais governadores.
O encontro de governadores ocorre na mesma data fixada pelo PSDB para anunciar o nome de seu candidato. Na semana passada, o presidente nacional do partido, senador Tasso Jereissati (CE), disse que o anúncio seria feito amanhã..

Postado por pedromotta as 10:20

quarta, 23 de novembro de 2005

Final de campeonato

Folha OnLine:Votação do processo de Dirceu deve ser adiada novamente

A votação do processo de cassação do deputado José Dirceu (PT-SP) no plenário da Câmara, marcada para o próximo dia 30, deve ser adiada novamente. Isso porque o STF (Supremo Tribunal Federal) não concluiu nesta quarta-feira a votação do mandado de segurança impetrado pela defesa do deputado. Os ministros do STF suspenderam a sessão em que votavam a ação porque vão esperar a manifestação do ministro Sepúlveda Pertence, que esteve ausente na votação de hoje, para desempatar o julgamento. A expectativa é de que o plenário retome o tema na próxima semana. Como o STF só realiza votações plenárias em dois dias da semana - quarta-feira e quinta-feira - é possível que a decisão saia no mesmo dia em que estava prevista a votação do processo de Dirceu.

O Estado de São Paulo:Oposição critica votação do Supremo sobre processo de Dirceu

O vice-presidente da Câmara, José Thomaz Nono (PFL-AL), mostrou-se revoltado com o impasse criado pela votação no STF (Supremo Tribunal Federal) do mandado de segurança impetrado pelo deputado José Dirceu (PT-SP). O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), disse que esperará a decisão do Supremo para depois tomar providências sobre o processo de quebra de decoro contra Dirceu.
Postado por pedromotta as 12:07

31 de outubro de 2005

Banco Cubano

Blog do Josias de Souza: O PT decidiu mover processo judicial contra "Veja". O partido se considera vítima de calúnia e difamação. Alega ser falsa a notícia de que teria recebido US$ 3 milhões de Cuba nas eleições de 2002, publicada na última edição da revista. Ricardo Berzoini, presidente do PT, comunicou a decisão em reunião realizada nesta segunda-feira com a bancada petista na Câmara. Os deputados apoiaram a iniciativa. Não se pode mais aceitar esse tipo de denúncia vazia, leviana, sem provas e vindas de fontes sem legitimidade e credibilidade , disse, por exemplo, Henrique Fontana (RS), líder do PT na Câmara. Leia aqui nota divulgada pela legenda. O recurso à Justiça é um direito do PT. Nada a opor. O que embatuca a mente do repórter é o seguinte: por que o PT não processa também Vladimir Poleto e Rogério Buratti, os dois ex-assessores de Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto.  Em entrevistas consentidas e gravadas, Poleto e Buratti falaram à revista sobre os dólares cubanos. Se o PT se esquiva de acioná-los, porque Palocci não move, ele próprio, um processo judicial contra a dupla? É estranho, muito estranho, estranhíssimo.

Postado por pedromotta as 06:30

28 de setembro de 2005

Governo elege Aldo Rebelo

Folha OnLine:Governo sai vitorioso e elege Aldo Rebelo para a presidência da Câmara

A Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) como o novo presidente da Câmara. Aldo venceu o candidato da oposição, José Thomaz Nonô (PFL-AL), que continua sendo o primeiro vice-presidente da Casa. No final da apuração, Aldo teve 258 votos e Nonô obteve 243. Foram contabilizados ainda seis votos brancos e dois nulos. "O governo jogou o que tinha e o que não tinha. Vamos ver o que [o governo jogou] amanhã", disse Nonô referindo-se a possíveis concessões que o governo teria feito para conseguir eleger Aldo. "Só posso desejar que ele receba o espírito da Câmara. Que ele seja o presidente que eu queria ser." As estimativas para este ano são refeitas pelos dirigentes petistas com base na inflação acumulada no período, de aproximadamente 39%.

Folha OnLine:Lula diz que Aldo Rebelo tem sensatez que a Câmara precisa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, durante o programa de rádio "Café com o Presidente", transmitido pela Radiobrás, que o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) goza de credibilidade e tem todas as credenciais para ser um "excepcional" presidente da Câmara dos Deputados. Aldo foi eleito na última quarta-feira. Lula disse ainda que o novo presidente "tem a sensatez que a Câmara precisa". No seu entender, a Câmara dos Deputados necessita na presidência de alguém que mantenha diálogo com todas as forças políticas, seja respeitado e tenha dimensão exata do papel de dirigente do Legislativo. De acordo com o presidente, Aldo soma todas essas qualidades.

Postado por pedromotta as 07:00
------------0xKhTmLbOuNdArY Content-Disposition: form-data; name="file2"; filename="" ------------0xKhTmLbOuNdArY Content-Disposition: form-data; name="file3"; filename="" ------------0xKhTmLbOuNdArY Content-Disposition: form-data; name="file4"; filename="" ------------0xKhTmLbOuNdArY Content-Disposition: form-data; name="file5"; filename="" ------------0xKhTmLbOuNdArY Content-Disposition: form-data; name="file6"; filename="" ------------0xKhTmLbOuNdArY--